Entidades da CI Região de Aveiro

Município Ovar

Ovar situa-se na Região Centro do País (NUT II), integrando também a sub-região do Baixo Vouga (NUT III). O Baixo Vouga, com uma área de cerca de 1.802 km² (8% da Região Centro), é limitado a norte pelas sub-regiões do Grande Porto e a sul pelo Baixo Mondego. A Oeste é limitado pelo Oceano Atlântico. Segundo os Censos 2011, tem uma população de 390.822 indivíduos, cerca de 17% do total da Região Centro. Inclui, desde Abril de 2008, 11 concelhos: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

É ainda parte integrante do distrito de Aveiro, o qual tem 2.799,5 km², sendo composto pelos Concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.

O Concelho de Ovar tem no máximo, aproximadamente, o comprimento de 20Km e a largura de 15 Km e possui uma extensão de 147,5 km², repartida por 5 freguesias, com uma população residente, em 2011, de 55.398 habitantes, distribuída por 27.799 alojamentos e com uma densidade populacional de 375.1 hab./ km². A poente é limitado pelo Oceano Atlântico, a nascente pelos concelhos de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, a norte pelo município de Espinho e a sul pelos concelhos de Estarreja e Murtosa e pela Ria de Aveiro.

Localiza-se a norte da sede do distrito (Aveiro), a uma distância de cerca de 40 Km. Dista 40 Km do Porto, 88 Km de Coimbra e 282 Km de Lisboa.

Ovar faz, ainda, parte da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a qual corresponde ao território do Baixo Vouga, sofrendo uma forte influência das principais dinâmicas socioeconómicas desta região. Por tal, integra as Águas da Região de Aveiro, SA (AdRA), sociedade anónima integrada no sector empresarial do Estado. Esta entidade gere e explora em regime de parceria pública os serviços de água e saneamento relativos ao Sistema de Águas da Região de Aveiro (SARA). Este é um sistema territorialmente integrado, criado pela agregação dos sistemas intermunicipais de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas dos municípios envolvidos na parceria e nas infraestruturas e equipamentos a construir.

Por outro lado, Ovar tem também um forte relacionamento com as principais dinâmicas da Área Metropolitana do Porto, especialmente dentro da sua “coroa de povoamento disperso, de alta densidade e forte industrialização”, limitada por Viana do Castelo a norte, Braga-Amarante a leste e Aveiro a Sul.